"Se é ensinar, haja dedicação ao ensino..."
Romanos 12.7 b
Homilética - A Arte de Pregar Sermões
Falar em público sempre foi e sempre será um desafio, seja no púlpito de uma igreja ministrando um sermão, na reunião matinal do domingo, ou mesmo em outros ambientes como na reunião da empresa, na apresentação de uma proposta, na reunião com a equipe de trabalho, na defesa de uma ideia etc.
São infinitas as possibilidades de uso do discurso oral no nosso dia a dia.
Falar em Público, arte, ciência, técnica
Fazendo a diferença
Na verdade todos nós, independentemente de quem somos ou o que fazemos, precisamos em algum momento fazer uso das técnicas do discurso.
Falar em público, portanto, é uma necessidade vital da vida do ser humano, e pode assumir um papel relevante na definição da carreira profissional das pessoas, visto que o discurso e o argumentar, torna-se uma necessidade inerente das relações humanas ou interações.
Essa mesma realidade podemos considerar com relação ao exercício do ministério da Casa de Deus. Quando olhamos a lista de dons espirituais para a igreja de Cristo (1 Co 12.8-10; Rm 12.6-8; Ef 4.11), vemos que uma maioria esmagadora deles estão relacionados a verbalização da Palavra de Deus (sabedoria, ciência, profecia, ensino, exortação etc).
Falar em público implica em explorar ferramentas e recursos de oratória
Falar em público não significa apenas fazer uso da linguagem, ou mesmo dos códigos verbais e não verbais da língua, como nas interações e diálogos do dia a dia. Falar em público implica em explorar ao máximo os recursos da língua no intuito de convencer o nosso ouvinte ou interlocutor com relação a determinada ideia ou pensamento, portanto o que discursa, precisa organizar, articular e expor esse discurso da forma mais eficaz possível.
Discursar é convencer (seja no sentido de convencer ou dissuadir). Portanto, um discurso convincente é sempre aquele que emprega ciência, técnica e arte.
Assim, o conteúdo deste curso visa oferecer uma visão geral sobre a arte de falar em público, com enfase na pregação bíblica.